ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tipos de Sax

Tipos de Sax


O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante de instrumentos.

Embora seja feito de metal, o sax pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o sax logo foi adotado por muitos músicos.

O sax pode ser de vários tipos:

- Sax Alto ou Contra-alto;

- Sax Tenor

- Sax Baritono;

- Sax Soprano;

Há ainda, alguns modelos de sax mais raros, como o chamado sax contrabaixo e o sax mezzo-soprano.


Os saxes mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual sax deseja tocar. Nesse caso, recomenda-se iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais baratos e os mais fáceis de se encontrar no mercado de instrumentos musicais. Com o tempo, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum a um músico tocar mais de um tipo de sax já que todos apresentam um mecanismo padrão. Todo sax apresenta a boquilha e uma palheta, que são as duas peças básicas de um sax. Além disso, o iniciante deve buscar um sax que corresponda com as suas destrezas e necessidades para que possa praticar com entusiasmo e, assim, optar por outros tipos conforme o seu grau de aprimoramento.

Para que seja durável e com as condições de funcionamento adequadas, todo e qualquer sax necessita de manutenção e limpeza adequadas.

Concluindo, os vários tipos de sax devem ser bem estudados por seus instrumentistas. A escolha de um bom sax, ideal para seu aproveitamento, levará o iniciante a ir adquirindo mais prática e aprimoramento nos outros tipos de sax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.