ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Boquilhas do sax

Boquilhas do sax




As boquilhas são, junto com as palhetas, as peças mais importantes de um sax.

São peças que se encaixam na ponta do sax e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do sax.



As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

O formato também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente.


Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha de boquilhas é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. A grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.

As boquilhas, assim como as palhetas, têm modelos específicos para cada tipo de sax.


Elas devem ser bem limpas após cada uso do sax. A manutenção e a limpeza dessa peça devem ser feitas de modo bastante cuidadoso para que não seja prejudicado nada da peça e do sax em geral.

Cada tipo de sax tem um modelo de boquilha diferente. Por isso preste atenção quando for fazer a troca dessa peça do sax, é importante que ela seja nova e do mesmo modelo do sax.

Por serem tão importantes para o sax, as boquilhas devem ser muito bem cuidadas. A limpeza e a manutenção das boquilhas devem ser cautelosamente feitas. A troca é necessária depois de certo tempo de uso do sax, então troque quando necessário as boquilhas do seu sax.

Cuide bem do seu sax e de suas boquilhas para que o aproveitamento musical do instrumento seja o melhor possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.