ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Embocadura do sax

Embocadura do sax


Há várias maneiras de se colocar a boquilha do sax na boca. Essa maneira específica é chamada pelos saxofonistas de embocadura.


Existem vários tipos de embocaduras, assim como diferentes boquilhas e palhetas. É necessário formar um conjunto equilibrado.

O mesmo conjunto (embocadura, boquilha e palheta) não funciona bem com outro saxofonista e vice-versa, justamente pela diversificação de lábios, arcadas dentárias e cavidade bucal.


Podemos classificar a embocadura do sax em dois grupos básicos: alguns saxofonistas adotam o apoio dos dentes superiores na boquilha e outros não. Alguns saxofonistas adotam e usam o apoio dos dentes. Outros, em vez de usar o dente, utilizam o lábio para dar firmeza, o que muitas vezes não acontece, pois o lábio não tem a consistência de um dente.

O uso dos lábios é aconselhável somente para quem não tem os dentes superiores ou possui algum tipo de ponte móvel ou algum outro problema com a raiz do dente.


Não é necessário morder a boquilha e, mesmo que você use uma dentadura, ponte móvel ou dente postiço, isso não é impedimento para o uso da embocadura de apoio com os dentes. Esse apoio só deverá ser evitado caso venha trazer algum dano à sua saúde. Sem esses sintomas, você deve usar o apoio dos dentes superiores na boquilha.

Quando a embocadura é feita corretamente, é comum aparecer covinhas nos cantos da boca. Isso acontece por se estar usando vários músculos com sentido contrário para criar a embocadura.

Quando somente usamos os lábios para segurar a boquilha, sem o uso dos dentes superiores, a afinação fica seriamente comprometida em passagens rápidas ou de intervalos distantes, e o músico não tem domínio dos graves e tampouco dos agudos, pois não trabalha os harmônicos, que necessitam da precisão de abertura feita com o apoio dos dentes, tanto para os graves como para os agudos. Desse modo, a sonoridade é pequena e a resistência super baixa.

Essas duas maneiras diferentes de embocadura devem ser bem estudadas pelos saxofonistas. A boquilha deve ser a melhor para o uso de saxofonista, para que não o prejudique, nem musicalmente. A embocadura deve ser feita da melhor e correta maneira, para aproveitamento físico e musical do saxofonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.