ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Limpeza do sax

Para a limpeza do sax muitos são os detalhes e produtos específicos para serem usados. A limpeza é importantíssima para o aproveitamento do instrumento, além de ser higiênico para o saxofonista.

É essencial na limpeza do sax uma flanela macia, limpa e seca. Também é importante o uso de uma escova específica para boquilhas.


Alguns músicos também optam por utilizar uma escova secadora que absorve a umidade do interior do sax, outros preferem utilizar uma ferramenta para secagem que consiste num lenço com uma tira comprida presa no seu centro e na outra extremidade da tira um peso que é utilizado para passar pelo interior do instrumento a fim de proceder sua secagem e limpeza do sax.

Após o uso do sax, procure passar uma flanela macia por todo o instrumento, corpo e chaves, retirando todo vestígio de umidade e marcas de digitais para total limpeza do sax. É importante ter o cuidado de não deixar essa flanela enroscar nos mecanismos, a fim de evitar qualquer dano ao instrumento.

Outro ponto importante na limpeza do sax é sempre lavar a boquilha após o uso do sax. Para isso é bom utilizar uma escova cilíndrica com cabo, especifica para a limpeza de boquilhas. Também pode se usar sabão neutro ou gel dental.


Para a limpeza das palhetas, lavar somente com água e secá-la cuidadosamente com um pano macio já é suficiente.

Na limpeza do sax evite a utilização de polidores e outros produtos abrasivos no sax, pois podem desgastar o acabamento do instrumento, seja ele laqueado, niquelado, prateado ou dourado.

Alguns fabricantes sugerem a utilização de cera automotiva, tipo Grand Prix, para a limpeza do sax, mas o ideal é evitar usar qualquer tipo de produto, substituindo tudo por uma flanela macia, limpa e seca.

Procure manter a limpeza do sax como uma rotina. Dessa forma você estará com seu sax sempre limpo e bem cuidado, tornando sua atividade musical um grande prazer e aproveitamento pleno. A limpeza do sax é mais que uma atividade higiênica, é também para que o sax seja melhor aproveitado, e corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.