ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sax Barítono

Sax Barítono


O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante belga de instrumentos.

O sax barítono é um dos modelos de sax mais populares do cenário musical.

Tanto o sax barítono como os outros modelos de sax, cada um tem algumas peças e tamanhos específicos. É isso que diferencia cada modelo de sax.

O sax barítono, junto com o sax alto, o soprano e o sax tenor são os modelos mais populares e comuns de sax no mercado musical atual. Apesar da lista de modelos de sax ser um pouco extensa, muitos modelos caíram no desuso, e esses quatros sobrevivem no cenário musical.


O sax barítono possui algumas especificações:

- Afinação em Mib;

- Apoio de polegar regulável;

- Porta lira;

- Chave do Lá grave;

- Curva superior destacável;

- Acabamento laqueado ou niquelado.

Assim como qualquer outro modelo de sax, algumas peças devem ser bem escolhidas por terem tipos e tamanhos específicos para cada modelo de sax. Um exemplo disso, é que as palhetas e boquilhas de um sax barítono são diferentes das de um sax tenor.


Esse modelo é parecido com os modelos de sax tenor e alto, é aquele modelo clássico quando se pensa em sax. O modelo de sax soprano é inconfundível em relação ao modelo do sax soprano, que tem a forma parecida com uma flauta.

Os cuidados com o sax devem ser os mais cautelosos possíveis. A limpeza deve ser feita de maneira que não o prejudique, tanto visualmente quanto musicalmente.

A manutenção do sax barítono deve ser feita sempre que necessário. A troca de algumas peças pode ser necessária após algum tempo de uso do instrumento.

É importante que o sax seja bem guardado, em lugar propício. Assim, a qualidade musical do sax barítono não será prejudicada.

O melhor para a compra de um sax barítono é fazer uma boa pesquisa do instrumento nas diversas marcas especializadas em instrumentos musicais. É importante escolher o melhor sax, para melhor aproveitamento musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.