ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sax Tenor

Sax Tenor


O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante belga de instrumentos.


O sax tenor é um dos modelos de sax mais populares do cenário musical. É, junto com o sax alto, o tipo de sax indicado para iniciantes.

Tanto o sax tenor como os outros modelos, tem algumas peças e tamanhos específicos. É isso que diferencia cada modelo de sax.

O sax tenor, assim como o sax alto, é indicado para os iniciantes por serem um modelo mais simples, e popular do sax. Assim, é um dos mais procurados pelos interessados em instrumento musicais, e nesse caso instrumento de sopro.


É um instrumento utilizado em quase todos os estilos musicais. Esse é um dos diferenciais do sax: ele se encaixa em qualquer estilo musical. Sua riqueza sonora irá complementar qualquer composição musical.

Entre as especificações de um sax tenor encontraremos:

- Um registro médio estendendo-se do Lá bembol 1 ao Mi 4;

- Está afinado em Si bemol, ou seja, seu Dó representa, no piano, um Si bemol;

- É um instrumento de sopro com palheta simples.


Uma curiosidade do sax, e isso se aplica ao sax tenor, é que eles são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não será a mesma ouvida, o som real ou som de efeito. Uma nota em um piano não será a mesma em um sax, tudo depende de sua tonalidade.

O sax tenor, assim como qualquer outro modelo de sax, deve ser muito bem cuidado. A manutenção e a limpeza do sax devem ser feitas de modo cuidadoso, assim como o seu transporte. O lugar para se guardar o sax tenor deve ser um lugar seco e não muito quente.

O sax tenor deve ser escolhido da melhor forma pelo seu comprador. Procure boas marcas, para que o aproveitamento do sax seja pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.