ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Metrónomo e Notas Longas

Metrónomo e Notas Longas

Toda a gente conhece a importância de estudar com um metrónomo (mas nem toda a gente o usa...). Em geral associa-se a sua utilização ao estudo de frases mais rápidas (escalas, estudos, etc) para ganhar velocidade e rigor de execução.

Mas não devemos menosprezar a utilidade do metrónomo no estudo de notas longas e exercícios de som. Aliás o principal desafio de tocar "rápido" tem que ver essencialmente com respiração e não com "dedos".

Quando tocamos uma passagem rápida a pressão dentro do saxofone varia muito, e muito depressa (o comprimento útil do tubo está sempre a mudar). Para que o som saia regular é preciso compensar essa variação de pressão com um fluxo de ar constante que resulta da nossa projecção e respiração.

Para tal é preciso "disciplinar" a respiração e é aí que entra o metrónomo. Como exemplo sugiro um exercíco de som básico, com metrónomo lento (40 a 60 batimentos por minuto), e em que tocamos uma nota durante 4 a 6 batimentos e respiramos em 2 (ou 3, ou 4 consoante a nossa prática e à-vontade).

Ou seja, o segredo é respirar a tempo. Ao fim de uns minutos de estudo nota-se a diferença. A princípio nota-se também mais cansaço, mas com estudo de som diário os resultados aparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.