ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Palhetas do sax

Palhetas do sax

As palhetas estão para o sax assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.

São fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo, porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna.

Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.


Existem três tipos básicos de palhetas para instrumentos de sopro: simples, duplas e livres.

As simples são lâminas de cana-do-reino, cortada e raspada de acordo com as dimensões do instrumento. Elas têm um formato aproximadamente retangular, com uma das extremidades arredondada e mais fina. A palheta é acoplada e presa a uma peça chamada boquilha que serve como anteparo, contra a qual a palheta vibra para produzir o som.

As palhetas simples pode ser feita também de materiais sintéticos, mais duráveis, mas a maioria dos músicos prefere a versão natural, por produzir uma melhor sonoridade.


Durante a execução, a palheta é mantida umedecida para proporcionar perfeita vibração. O músico pode controlar a freqüência produzida através da pressão dos lábios.

O sax é um dos principais instrumentos que utilizam palhetas simples.

Os outros dois tipos, as palhetas duplas e livres não são utilizadas em sax.

A manutenção e a limpeza das palhetas devem ser feitas de modo bastante cauteloso para se evitar danos nessas peças e no aproveitamento musical do sax.

Alguns modelos de sax pedem tamanhos diferentes de palhetas por isso, na hora de comprar um sax ou apenas palhetas, esteja atento aos modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.