ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Partituras para sax

Partituras para sax


Partituras são representações escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios, as notas musicais que se associam os sons.

No contexto da música assistida por computador, partituras, ao contrário das tablaturas, desempenham um papel crucial. Através de tecnologias como MIDI é possível traduzir uma partitura integralmente para um formato legível pelo computador ou instrumentos eletrônicos, como sintetizadores para posterior reprodução.

Uma partitura não exprime apenas um instrumento. Pode incluir vários, cada um designado por voz e mesmo a letra da música.


Partituras para sax são isso: é a representação escrita da música a ser tocada no instrumento.

As partituras para sax são no mesmo estilo de qualquer outra partitura, para qualquer outro instrumento.

Alguns elementos, representações musicais, fazem parte das partituras, inclusive nas partituras para sax:

- Tempo e compasso: regulam quantas unidades de tempo devem existir em cada compasso, que são delimitados nas partituras por linhas verticais e determinam a estrutura rítmica da música.

- Figuras musicais: são os símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais.


- Pausas: representam o tempo que o instrumento não produz som nenhum sendo chamado de valores negativos.

Essas são algumas dos elementos que aprecem nas partituras, inclusive nas partituras para sax.

As partituras para sax são como o roteiro a ser seguido pelo músico e seu instrumento. Durante o curso de aprendizagem de sax, a leitura de partituras para sax será um dos exercícios a serem explorados nas aulas.

A leitura de partituras, principalmente de partituras para sax é de extrema importância para o aproveitamento musical do instrumento. As partituras para o sax serão, como já dito anteriormente, o roteiro que o músico irá seguir.

É imprescindível que um músico saiba ler as partituras. Elas garantem o bom andamento e harmonia das músicas. As partituras para sax irão auxiliar o músico durante a execução do instrumento. Partituras para sax fazem parte do aprendizado durante um curso de sax, é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.