ADFLY

ADFLY

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Peças de um sax

Peças de um sax


O sax é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta.

É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas geralmente de couro, isso nas versões mais modernas e uma boquilha onde se acopla uma palheta geralmente de bambu (instrumento de palheta simples).

A família do sax é bem extensa, mas o desenho é semelhante em todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda reto, dependendo do tamanho. As exceções são o sopranino e o soprano, construídos geralmente sem curvatura, semelhante a uma flauta.


As peças mais importantes de um sax são as palhetas e as boquilhas. Cada modelo de sax tem uma tipo de palheta e boquilha.

A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do sax e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do sax.


O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista.

A palheta é a responsável pela emissão do som pelo instrumento, ela está para o sax como a corda está para o violão.

Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.

Essas são as duas peças que fazem a diferença para cada modelo de sax. São as peças mais importantes para qualquer tipo de sax.

A limpeza e a manutenção dessas peças devem ser feito de modo bastante cauteloso para evitar danos nas peças e, conseqüentemente, no aproveitamento musical do sax.

Na hora da compra de um sax, informe-se sobre as peças de cada modelo de sax e escolha sempre as melhores peças para o seu sax, peças de boa qualidade e compatíveis com o modelo de sax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos seus comentários postados neste site.
O AjaSax não se responsabiliza pelo conteúdo colaborativo apresentado e ainda se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.